top of page
23.-A-B-A-300x200.png

Análise do Comportamento Aplicada 
(ABA)

A análise do comportamento aplicada, conhecida como ABA, é uma abordagem que envolve a avaliação, o planejamento e a orientação, por parte de um profissional analista, do comportamento capacitado.

A ABA tem sido amplamente utilizada para o planejamento de intervenções de tratamento e educação para pessoas com transtornos do espectro do autismo. A abordagem prioriza a criação de programas para o desenvolvimento de habilidades sociais e motoras nas áreas de comunicação e autocuidado, proporcionando a prática (de forma planejada e natural) das habilidades ensinadas, objetivando a sua generalização.

Cada habilidade é dividida em pequenos passos e ensinada com ajudas e reforçadores que podem ser gradualmente eliminados. A técnica atua também na redução de comportamentos não adaptativos (estereotipias, agressividade etc.), substituindo-os por novos comportamentos socialmente mais aceitáveis e que sirvam aos mesmos propósitos, mas de modo mais eficiente.

Funcionamento da intervenção baseada no ABA

Avaliação

A avaliação é de extrema importância para o ABA, já que ela é realizada através da investigação da dinâmica do comportamento humano diante das relações com outros indivíduos, ambiente e eventos com base na singularidade e necessidade de cada indivíduo. Com isso, podemos ter embasamento suficiente para as práticas terapêuticas.

A avaliação é feita por diversos formas:

 - Avaliação de reforçadores: identificar o objeto que a pessoa tem maior interesse para que seja realizada uma avaliação de preferência e que será muito útil durante os atendimentos com a criança.

 - Avaliação por meio de protocolos; 

 - Observação direta;

 - Aplicação de formulários e entrevistas.

Intervenção

 A partir das avaliações realizadas ocorre a elaboração do Programa de Ensino Individual (PEI), documento que pauta todas as informações levantadas a respeito da criança e os objetivos terapêuticos a serem alcançados ao longo do ciclo que compreende a validade do documento. Somente após a elaboração dessa estrutura segue a aplicação dos programas de ensino e avaliação dos dados para registro da evolução da criança ou ajustes que se fizerem necessários.

 - Avaliação dos dados;

 - Programas de ensino.       

   

Por fim, a intervenção dar-se-á de maneira integrada com demais profissionais que atendem a criança, escola e a família a partir de reuniões para que ocorra os alinhamentos necessários de todos. Assim, as habilidades desenvolvidas poderão ser generalizadas, mantidas e refinadas ao longo da vida.

bottom of page